21 de jul. de 2008

SBT cresce e fica próximo da vice novamente

SBT reage em julho e volta encostar na Record em ibope

Há quase um ano, a Record é vice-líder de ibope no país, e nem lembrava mais que já foi derrotada por "Chaves". A emissora dos bispos tampouco contava com a "astúcia" de Silvio Santos.

Graças a uma nova estratégia na grade de programação, o SBT iniciou este mês uma impressionante reação no ibope. Pela primeira vez este ano, cresceu solidamente no Ibope e voltou a se aproximar da Record, que caiu.

Na primeira quinzena de junho, de segunda a sábado, o SBT teve 5,3 pontos de ibope nas 24 horas do dia. Esse índice subiu para 5,9 pontos no mesmo período em julho. Foi a única grande emissora a subir: 11%.

De segunda a sábado, Globo e Record tiveram oscilação negativa de 3%. A Record teve 7,1 pontos contra 6,9 em julho; a Globo caiu de 13,7 para 13,3 pontos.

A Band foi a que teve a queda maior: 9%. A Rede TV, ficou na mesma (1,4 ponto).

A análise dos números do ibope (veja abaixo) mostra que vários fatores levaram o SBT de volta ao ringue contra a Record:

1) o ibope matinal da emissora cresceu; os desenhos voltaram a bater Ana Maria Braga e a Record em vários dias;

2) O ibope do horário nobre no SBT decolou com a reexibição de "Pantanal" (foto). A audiência do SBT nessa faixa subiu mais de 25%: a emissora recuperou em parte aquele "um em cada quatro telespectadores" que havia perdido nos últimos quatro anos.

3) Em outros horários, como o "SBT Brasil", com Cesar Filho cobrindo férias de Carlos Nascimento, o ibope também subiu tão consideravelmente que começou a influenciar também no bom ibope de "Pantanal" (a novela chegou a começar com ibope já próximo de 10 pontos, algo inédito este ano na emissora).

Por outro lado, a Record se distanciou do SBT num horário que jamais teve tradição: as madrugadas. Entre junho e julho, também graças ao polêmico e cada vez mais policialesco "Fala que Eu Te Escuto", a Record cresceu impressionantes 46% no horário da 0h às 6h. Já o SBT caiu 4%.

Resumindo: o ibope do SBT volta a ameaçar a vice-liderança da Record. Com uma programação de custo infinitamente menor que a da concorrente.

Domingo Legal

O domingo do SBT também voltou a incomodar a Record. Foi a única TV que cresceu na primeira quinzena. Especialmente das 18h à 0h.

Enquanto a emissora de Silvio Santos passou de 3,9% para 4,5% (salto de 16,2%), a Record caiu 10,9% nessa faixa (de 5,5 pontos para 5).

E o que acontece com a Globo?

Se continuar na mesma toada, provavelmente a Globo vai ter, em julho, um mês ainda pior que junho --que, por sua vez, foi o pior da história da casa.

A grande dor de cabeça da Globo hoje são as manhãs. Na faixa das 7h às 12h, a emissora perdeu quase 10% de ibope nos primeiros 15 dias deste mês em relação ao mesmo período no mês passado (a Record caiu ainda mais, -16,8%).

No horário nobre, a Globo também teve oscilação negativa de -1,4 ponto na primeira quinzena de julho.

Aos domingos, entre 18h e 0h, faixa em que estão grandes e caros produtos, como o "Fantástico" e o "Domingo Espetacular", as quedas de Globo e Record também foram relevantes: 5% e 10,9%, respectivamente.

FONTE: RICALDO FELTRIN - UOL

Nenhum comentário: